Tipos de Fusões
Alguns tipos de organizações surgem da associação entre duas companhias:
1- Fusão
2- Consolidação
3- Fusão Horizontal
4- Fusão Vertical
FUSÃO:
Refere-se mais especificamente ao acordo entre uma companhia adquirente e uma companhia adquirida (companhia-alvo) para juntar os seus negócios. A companhia adquirente assume o controle dos ativos e passivos da companhia-alvo, e só a empresa adquirente mantém seu nome e identidade.
Consolidação: Uma nova empresa forma-se a partir da fusão entre duas companhias. A existência legal das duas companhias termina uma nova companhia completamente nova, com a emissão de novas ações.
Aquisição horizontal:
. Acontece entre duas empresas no mesmo ramo de atuação. Poderá surgir quando uma companhia pequena possui tecnologia avançada e não consegue financiar sua expansão adequadamente, ou faltam instalações suficientes para produzir e comercializar seus produtos, aonde a empresa maior fornece o dinheiro e as vantagens para tal companhia, simplesmente adquirindo-a. As fusões horizontais facilitam a integração, porque as duas companhias entendem os problemas de seus negócios e ramo de atuação.
Aquisição vertical:
Seria a união entre duas empresas em etapas completamente diferentes de produção. Nas fusões verticais surgem conflitos e dificuldades de se conseguir administradores que solucionem as diferenças.
Porque as empresas fazem fusões:
Algumas empresas acreditam que as fusões trarão, para ambas as companhias, maior crescimento, mais rápido e também mais estável no lucro por ação. Esse crescimento pode ser obtido com menor custo e risco do que com esforço próprio. Existem também vantagens em adquirir outras companhias pelas habilidades gerenciais não disponíveis em sua própria empresa. Adquirir uma empresa operando com sucesso na região, na qual você deseja expandir-se, trará benefícios como uma boa equipe de vendas, eliminando a concorrência frontal, e acesso imediato a capacidade adicional de instalações.
Uma