Grupos Economicos e fusões de empresas
FACULDADE FUCAPI
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GRUPOS ECONOMICOS E FUSÕES DE EMPRESAS
MANAUS-AM
2014
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
FACULDADE FUCAPI
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GABRIELLE MACIEL DA SILVA
GRUPOS ECONOMICOS E FUSÕES DE EMPRESAS
Trabalho de Introdução à Economia, ministrado pelo professor Marcondes Noronha, como requisito parcial para obtenção de nota, turno noturno.
MANAUS-AM
2014
Sumário
1. Introdução
Grupo econômico é uma denominação de se dá a um conjunto de empresas que tem o mesmo interesse e que tem parte da sua gestão comum.
As primeiras fusões ocorreram nos EUA no século XIX, as fusões constituem uma forma de as empresas tornarem-se mais competitivas no mercado internacional. O processo de fusão é complexo, exige visão e ponto de vista estratégico semelhante, bem como uma cultura organizacional compatível.
Este trabalho abordará algumas formas que são denominadas os grupos econômicos, estruturas de mercado, cinco casos de fusão de empresas e a lei antitruste.
2. Grupos Econômicos
Grupo econômico é uma denominação de se dá a um conjunto de empresas que tem o mesmo interesse e que tem parte da sua gestão comum. Ou seja pela lei brasileira sempre que uma ou mais empresas estiverem ligadas seja por direção, administração ou controle por pessoa seja ela física ou jurídica constituirá um grupo econômico, mesmo que as empresas possuam personalidade jurídica própria e independente uma das outras, as leis de grupos econômicos estão explicitados na consolidação das leis do trabalho ou CLT, que foi criada por decreto de lei em março de 1943. Elas podem ser constituídas de três formas: grupo de empresas ou entidades estatais no âmbito municipal ou estadual que