Fusão itáu unibanco
De acordo com Engels (1997) – o trabalho sempre existiu na vida do homem, mesmo de uma maneira instintiva já que estudos antropológicos descreva que havia nos primórdios dos tempos uma organização e divisão de tarefas onde o homem saia para caçar e por sua vez a mulher cuidava da colheita de raízes e dos filhos.
Desde então ouve varias mudanças e avanços por motivos diversos seja este de cunho econômico ou social ao longo da historia humana.
Sendo fundamental na vida humana, foi através da capacidade do homem de criar ferramentas tornou-se possível transformar os meios e se adaptar as necessidades.
O trabalho é qualquer atividade física ou mental que tem objetivo de criar, transformar ou obter algo da interação homem-meio ambiente.
|Dejours (1997)
De igual forma tem sua conotação negativa ao ser usado como instrumento de dominação produzindo sofrimentos.
O trabalho sofreu influencias por diversos aspectos socioeconômicos sendo este recursos, condições materiais, representação social do cargo e ganhos econômicos.
A globalização, inovações tecnológicas, concorrência acirrada, exigência por melhor qualidade e a busca pela excelência trouxe diversas alterações na forma de produção, todas estas mudança trouxeram uma gama de transformações positivas como acesso a novas tecnologias, bens e consumo e diversos serviços uteis a sociedade como um todo. Trouxe também um peso negativo destacando-se pela eliminação de diversos postos de trabalho.
A década de 1980 trouxe mudanças na economia mundial quase não havendo concorrências ate este período trazendo bastante lucro as tais empresas. Dando o Brasil como exemplo de que não se preocupava muito em encarar o cliente. Mas com o surgimento da globalização econômica, acelerada principalmente pelo crescimento do setor de telecomunicações e transporte ouve uma grande abertura de mercado nas importações trazendo um ritmo diferente pela luta para atingir os consumidores tornando esta