Furtado
1. Da Expansão Comercial à Empresa Agrícola - Ocupação da América: episódio da expansão comercial da Europa > comércio das especiarias e reestruturação > descoberta da América desperta interesses e contrapõe Espanha e Portugal às demais nações européias. > tesouros apressam a exploração e ocupação; - Pressão dos demais países leva Portugal e Espanha a investir na América mesmo com escassas perspectivas. - Portugal teve que encontrar utilização econômica para as terras afora a exploração de metais preciosos > América entra na economia européia para produzir bens para aquele mercado; - Exploração econômica era pouco viável: poucos produtores no circuito comercial, custo de transporte e de produção elevados.
2. Fatores de Êxito da Empresa Agrícola - Exploração de açúcar nas Ilhas do Atlântico: > solução de problemas tecnológicos e fabrico de equipamentos, quebra do monopólio de Veneza; produção de açúcar entra em parceria com os holandeses, o que expande o mercado e trás capitais (holandeses dominavam a comercialização, refino e transporte); Portugal já tinha acesso ao mercado de escravos, o que viabiliza a produção.
3. Razões do Monopólio - Enquanto no Brasil a exploração agrícola era bem sucedida, a Espanha manteve a rota da exploração de metais preciosos > inflação e inatividade > decadência prejudica colônias espanholas e facilita a empresa portuguesa.
4. Desarticulação do Sistema - Absorção de Portugal pela Espanha > altera o quadro via guerra com Holanda e ocupação do Nordeste > apropriação da tecnologia de produção levada ao Caribe > quebra do monopólio e queda de preços; rentabilidade reduz-se a ¼ do período áureo
5. As colônias de Povoamento no Hemisfério Norte
- França e Inglaterra entram no Caribe com objetivos militares para tomar domínios espanhóis - Mudanças no século XVII facilitaram a transferência de população da Inglaterra para Antilhas > colônias de povoamento com