Funções
A idéia de função se dá quando se quer relacionar duas grandezas. A relação entre elas impõe um processo o qual é a idéia intuitiva de função.
O estudo de funções é de grande importância na Matemática pois nos permite resolver todo e qualquer problema que relacione grandezas variadas.
Para deixarmos mais claro esta idéia preliminar, suponhamos uma máquina de cálculo onde ela processe o dobro, daí :
- conjunto de entrada de dados
– conjunto de saida de dados
É perceptível que utilizaremos conjuntos numéricos para “alimentar” a máquina (função) e assim obtermos como resposta, também números.
A idéia básica de função é se ter um mecanismo que faça operações de cálculo e nos permita resolver as questões formuladas.
Devemos formatar esta idéia preliminar e laborar conceitos que nos dê condições de trabalhar com funções. Assim sendo, em primeiro lugar devemos determinar como se formaliza as funções e quais são suas bases de sutentação e será dessa forma que poderemos estruturar o melhor caminho teórico a fim de conhecermos o assunto e melhor laborar seus preceitos.
1. AS BASES DE ESTUDO
Primeiramente, se nos interessa aplicar a idéia para trabalhar com conjuntos, devemos estipular como. De saida falamos em “entrada” e “saida”, neste caso teremos que definir primeiramente dois conjuntos que se chamarão Dominio (conjunto de “entrada”) e Imagem (conjunto de saida).
Pré definido estes dois conjuntos precisamos estabelecer como se relacionarão e a isso denominamos de Relação. Temos ainda que precisar como mostrar esses conjuntos e nada mais conveniente do que laborarmos gráficamente e podemos fazê-lo da seguinte forma:
DIAGRAMA (Representação por flechas – diagrama de Euler-Venn)
Dominio =