Patologias da pele
ERISIPELA: CONCEITO: Placas eritematosas*(*placas vermelhas)acompanhadas de dor e inchaço. Comprometimento linfático. Infecção cutânea e celulite superficial. CAUSAS: Qualquer ferimento pode desencadear a doença, decorrente de uma bactéria penetrar numa pele favorável à sua sobrevivência e reprodução. SINAIS/SINTOMAS: Calafrios, febre, astenia*(*fraqueza), cefaléia, mal estar, náuseas e vômitos. Pele varia de vermelhidão, dor e edema até a formação de bolhas e feridas. TRATAMENTO:
Antibióticos, repouso com pernas elevadas, limpeza adequada da pele e uso de medicação de apoio como anti-inflamatórios, antitérmicos, analgésicos, etc.
U.P.P. (Úlcera por Pressão): CONCEITO: São lesões recorrentes da falta de irrigação sanguínea gerada pela compressão externa e prolongada da pele, ossos e tecidos adjacentes. CAUSAS: Extrínsecas: Cisaliamento = atrito dos lençóis, fricção e umidade. Intrínsecas: imobilidade, incontinência urinária ou fecal, alteração na perfusão sanguínea e presença de doenças neurológicas. SINAIS/SINTOMAS: Temperatura na pele: dor, rubor, turbor e umidade. Presença de eritema causada por ressecamento excessivo e descamação. TRATAMENTO: Mudança periódica de decúbito com alívio de pressão no local. Medicamento de apoio e em alguns casos, tratamento cirúrgico e colocação de cateter.
DISIDROSE: CONCEITO: Bolhas que são lesões vesiculares nas palmas das mãos e dos pés. Alergia ao látex. CAUSAS: Desconhecidas, porém, relatos de pacientes que dizem serem fatores emocionais, atopia*(*não tem causa definida), medicamentos e substâncias de contato. SINAIS/SINTOMAS: Bolhas, prurido doloroso. TRATAMENTO: Lavar bem as mãos e aplicar emolientes anti-alérgicos, antibiótico-terapias, tratamento de radiação.
LINFEDEMA: (não consegue drenar macromolécula) CONCEITO: