funções
O povoamento e a exploração comercial do continente americano pelos europeus ocorreu após o descobrimento da América.
Com a incessante busca do caminho para as Índias, Colombo acaba chegando á América em 1492, e logo após, o Tratado de Tordesilhas divide o controle do Novo Mundo entre portugueses e espanhóis.
Nos anos que se decorreram espanhóis, portugueses, franceses, ingleses e holandeses lutaram para dominar este continente e a sua exploração.
Basicamente as colonizações se dividiam em exploração e povoamento, onde a exploração se caracteriza pela monocultura e pelo trabalho escravo, e o povoamento e o momento em que se interessam em organizar e manter um povo.
No início da colonização brasileira Portugal não se interessava pelas terras brasileiras, porém com a queda do comércio oriental a coroa teve um olhar diferente, e investiu no Brasil, procurando lucro. Neste período já se tinha piratas (os franceses) que contrabandeavam pau-brasil. Neste momento Portugal viu a necessidade da colonização, criando desta forma as “Capitanias Hereditárias”,onde o Brasil foi dividido em 15 lotes, porém este sistema foi falho e a Coroa Portuguesa se desapontou, as únicas que restaram foi a de São Vicente e de Pernambuco com o plantio de açúcar. Criando-se agora o "Governo Geral", chegando a passa por três governantes, Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá.
A colonização espanhola Iniciou-se com a conquista das ilhas do Caribe no final do século XV e começo do XVI. Com o contato dos espanhóis com as civilizações pré-colombianas, as populações nativas são praticamente exterminadas por causa das guerras, das doenças e da exploração de mão-de-obra. O processo é semelhante em todo o continente.
Sendo marcada pela crueldade com os índios e aplicação de torturas da inquisição. Fazendo questão de se impor através de seus hábitos, costumes, cultura etc.
Eles faziam a exploração das minas de metais preciosos, sendo a principal atividade econômica