filosofia
Atividade avaliativa – Unidade I – Filosofia Geral e Jurídica
Curso: Bacharelado em Direito - Semestre: 2º Período Letivo: 2014.2
Professor: Elpídio Paiva Luz Segundo - Turno: Noturno
Discente:______________________________________________________________
Data:_________/_________/__________
Desenvolva um paper – crítico, documentado, (não paráfrase, resumo ou glosa das fontes estudadas e/ou consultadas – um (e só um) das seguintes questões (1 ponto):
I – Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia Antiga por volta do século VI a.C?
II – Qual a principal característica da escola jônica, considerada decisiva para o desenvolvimento do pensamento filosófico-científico?
III – Qual o sentido e a contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradição filosófica?
O paper não poderá exceder três páginas, sendo tida em conta na avaliação a capacidade de exposição e de síntese.
Critérios de correção:
O texto deve espelhar a visão crítica do discente, ser um texto pessoal, autônomo, que reflita, além do estudo das fontes obrigatórias, a sua investigação pessoal, as suas leituras, os seus argumentos. A redação do paper se ancora no rigor e na documentação.
Não se trata de dialogar com um texto de um dado autor delimitado, mas de confrontar-se com um problema. Assim, para responder ao trabalho, o estudante deverá ler diferentes autores/obras (no mínimo três) que tratem do tópico escolhido.
Serão admitidas quaisquer respostas pertinentes, argumentadas e documentadas que sigam os critérios de correção. O professor avaliará o conteúdo do paper, tendo em conta um núcleo de conhecimentos básicos e recomenda as leituras básicas aduzidas abaixo:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao pensar: