funções
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Bruna dziura nicole a. rodriguez otávio s. bonilha thiago m. BITTENCOURT victoria colla
funções
CURITIBA
2014
Bruna dziura nicole a. rodriguez otávio s. bonilha thiago b. melnik victoria colla
funções
Relatório técnico apresentado à disciplina Física Experimental I do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação.
Orientador: Prof. Suzana Valaski
Curitiba, maio de 2014.
SUMÁRIO
Introdução 3 função 4
Introdução
Apresentaremos um relatório sobre as funções estudadas nas aulas de Física Experimental I durante o primeiro bimestre do terceiro período do curso de Engenharia Civil. O Objetivo deste trabalho é apresentar cada função separadamente de acordo com experimentos feitos em aula.
função
1.1 FUNÇÃO CONSTANTE
Quando se trata de uma função constante, dizemos que independentemente de seus termos, a imagem dessa função será a mesma para todos os termos do seu domínio (pertencente aos reais) e, por isso, o conjunto imagem sempre será unitário.
O gráfico de uma função constante é representado por uma reta paralela ao eixo x, de forma que para qualquer valor de x (domínio), o valor de y (imagem) será o mesmo.
2.1.1 EXPERIMENTO
Colocamos em uma proveta de vidro de 250mL um volume de água de 170cm³, introduzimos um densímentro de 0,7 a 1,0 na proveta e observamos o valor indicado pelo instrumento. Acrescentamos 20mL de água na proveta e observamos novamente o valor indicado no densímetro. Repetimos este procedimento mais 3 vezes, até obtermos 250cm³ de água na proveta.
Construímos o gráfico ρ versus V (gráfico em anexo)
2.1.2 EQUAÇÃO GERADORA ρ = 0,997
2.1.3 TABELA
N
Densidade ρ (g/cm³)
Volume V (cm³)
1
0,997 ± 0,003
170 ±