funções da comunicação
Estilos de interação.
O comportamento organizacional e o seu contexto
O que vem à tona quando começamos a nos questionar sobre o comporta mento organizacional? É a organização que se comporta ou os indivíduos que nelas estão se comportando? O nosso comportamento como colaborador provoca algum impacto no clima psicológico da organização na qual trabalhamos?
Então, pessoal! Nessa aula iremos responder a tais questionamentos, bem como abordar essa temática de forma mais detalhada, observando que a mesma surgiu dentro da Administração como uma teoria interdisciplinar. Busca desenvolver e integrar, nos colaboradores de determinada organização, o conheci mento sobre o que deve ser feito e, também, habilidades específi¬cas de como efetivamente fazer o que deve ser feito em contextos variados. Para que isso aconteça, devem ocorrer vários níveis de análise de entraves e possíveis soluções dentro das organizações.
Diante disso, veremos que o comportamento organizacional é uma interação que acontece, especifi-camente, entre uma pessoa, outras pessoas e/ou em seu ambiente, sendo que cada uma das partes afeta a outra, reciprocamente. Como há vários tipos de organizações, não há como não falarmos um pouco sobre as organizações e como são formadas.
4.1 Comportamento organizacional e sua conceituação
Chiavenato (2004, p. 5) ensina que “o Comportamento Organizacional (CO) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações”. É importante notar que, apesar da terminologia, não é a organização quem se comporta, mas, sim, os indivíduos que nela trabalham.
Estudar como esses indivíduos, cada um com sua forma original de ser, interagem com o ambiente físico da empresa, com os grupos que nela se formam, com as regras próprias de cada organização, com os clientes (internos e externos) e como cada um influencia o outro, reciprocamente, é o campo de estudo do Comportamento