Visão Maquiavélica de Absolutismo e Democracia
O absolutismo é um sistema político, onde o poder se concentra na mão de uma só pessoa, o Rei. No absolutismo, o rei decide sobre as questões políticas, econômicas e sociais de um país.
O povo não tem direito de questionar ou opinar com relação às decisões tomadas pelo governo. Quem ousasse fazer ou falar algo contra o rei, era fortemente reprimido pelo exército, e essas punições podiam variar conforme o crime; prisão, tortura, pagamento de taxas e até mesmo a morte.
Esse mesmo governo onde o povo não pode opinar nas decisões que influenciará na nação como um todo, é o mesmo governo que é sustentado pelo povo através dos impostos que esse era obrigado a pagar.
Há vários autores da época que defendia o absolutismo e escreveram livros em defesa, um deles foi Maquiavel, onde ele mostra claramente seu apoio ao sistema no livro O Príncipe.
Democracia
Democracia significa governo do povo. Logo, trata-se de uma forma de governo onde as decisões relacionadas à nação, serão tomadas pelo povo, ou seja, pela maioria.
Nos países democráticos os representantes do país são escolhidos pelo povo através do voto. Esses representantes irão governar o país conforme o interesse do povo; isso é, na teoria. Na prática, os governantes que são minorias escolhidos pela maioria, muitas vezes praticam atos que prejudicam o povo que dizem representar, como: desvio de verbas.
Com isso, o lema de que democracia é um governo onde o povo governa, ainda é uma utopia que está longe de ser alcançada.
Comparação:
Os dois tipos de governo são muito diferentes na teoria, porém similares na prática. Enquanto que no absolutismo tinha o rei e seus conselheiros (duques, condes, etc.), na democracia tem o presidente e os outros representantes do governo (deputados, vereadores, etc.). Ambos os sistemas funcionam com a minoria representando a nação. A diferença nesses representantes é que; na democracia o povo escolhe, e no absolutismo não.
Em ambos os sistemas há leis criadas para o