ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO e FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR OU LOCUTOR - emite, codifica a mensagem
RECEPTOR OU INTERLOCUTOR - recebe, decodifica a mensagem
MENSAGEM - conteúdo transmitido pelo emissor
CÓDIGO - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem
REFERENTE - contexto relacionado a emissor e receptor
CANAL - meio pelo qual circula a mensagem
RUÍDO – É qualquer interferência no processo de comunicação, por exemplo, você está falando ao telefone com alguém, uma linha cruzada é um ruído.
Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
FUNÇÃO EMOTIVA (OU EXPRESSIVA) centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. – desde que sejam usados os pronomes em primeira pessoa.
FUNÇÃO REFERENCIAL (OU DENOTATIVA) centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal, livros científicos, livros didáticos
FUNÇÃO APELATIVA (OU CONATIVA) centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
FUNÇÃO FÁTICA centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações, piadas.
FUNÇÃO POÉTICA centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é