OS SEIS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO...EXEMPLO...LEMBRANÇA RURAL E AS SEIS FUNÇÕES DA LINGUAGEM
1- EMISSOR: É aquele que envia a mensagem a um receptor (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
2- MENSAGEM: É o objeto da comunicação, conteúdo transmitido (assunto) pelo emissor. Conjunto de signos enviados ao receptor das informações que são transmitidas.
3- RECEPTOR: É aquele a que a mensagem e endereçada, recebe a mensagem (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
4- CÓDIGO: É o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizados para elaborar a mensagem: o emissor codifica e envia aquilo que o receptor era decodificar.
5- CANAL DE COMUNICAÇÃO OU VEÍCULO: È o meio pelo qual circula a mensagem e é transmitida ( do emissor até chegar ao receptor).
6- REFERENTE OU REPERTÓRIO: Contexto relacionado ao emissor e receptor. São valores, conhecimentos históricos, afetivos, culturais, profissional, enfim, é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere. Que pode ser usada em dois níveis de linguagem, denotativo e conotativo.
AS SEIS FUNÇÕES DA LINGUAGEM
1- FUNÇÃO REFERENCIAL: Esta função ocorre quando o referente está em destaque. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações e informar com clareza, este é o objetivo do emissor para o seu receptor, essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos por ter o objetivo que traduzem a realidade.
2- FUNÇÃO EMOTIVA: Através desta função, o emissor é colocado em destaque imprime na mensagem às marcas de sua atitude pessoal; Estão sempre focadas nos seus sentimentos, emoções, avaliações ou opiniões do emissor. Para destacar o emissor, os verbos e os pronomes estão sempre na 1ª pessoas, é um texto bem pessoal, subjetivo, o leitor sente no texto a presença do emissor.
3- FUNÇÃO CONATIVA: nessa função que se encontra em destaque é o receptor. Ela organiza a