Elementos de comunicação e funções de linguagem
LICENCIATURA EM FILOSOFIA
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
ATIVIDADE 4ª SEMANA
PORTIFÓLIO
PROF.ª ALESSANDRA C DOS S A CARDOZO
Elementos de comunicação e funções de linguagem.
Analise do poema Bom Conselho, de Chico Buarque.
No poema em questão observamos a predominância da função de linguagem poética, pois o texto revela uma grande preocupação com estética, pela seleção, combinação e rima das palavras empregadas pelo autor. Conforme Zamproneo:
A função poética centra-se na mensagem. Há a preocupação com a organização e a elaboração do texto. O emissor elabora a mensagem de forma peculiar, pois realiza um cuidadoso trabalho de seleção e combinação de palavras... Na poesia, há o predomínio desta função, já que se utilizam rima, ritmo, sonoridade, aliterações, assonâncias, metáforas etc. Ela também está presente em letras de música e pode, ainda, ocorrer na oratória, na publicidade, em textos religiosos, em textos jornalísticos etc. (ZAMPRONEO, 2013.pg. 51)
Também observamos outras funções, como a conativa, pois é grande o emprego de verbos no imperativo, como: “Ouça”, “Espere”, “Venha”, “Deixe”. A utilização destes verbos indica a intenção do autor em influenciar a atitude e o comportamento do receptor. É presente a função emotiva também, fato comum em poemas e músicas, indicada pela presença em primeira pessoa do eu-lírico, evidenciada nas frases “Faça como eu digo”, “Faça como eu faço”, “Corro atrás do tempo”, “Semeio o vento” e etc. (grifo nosso).
Quanto aos elementos de comunicação, podemos identificar:
Emissor: O próprio autor, no caso Chico Buarque.
Receptor: O leitor do texto.
Código: A Língua Portuguesa.