Funções da comunicação
Controle: Age diretamente no comportamento das pessoas de diversas maneiras.
Motivação: É facilitada a motivação aos funcionários, devido ao esclarecimento sobre o que deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo.
Expressão Emocional: É fornecida para muitos funcionários em seu grupo de trabalho, onde é sua fonte primária de interação social.
Informações: Esta é a função final desempenhada pela comunicação e se relaciona com um papel de facilitadora de tomada de decisões, transmitindo os dados para que se identifiquem e avaliem alternativas.
É importante salientar que nenhuma dessas quatro funções deve ser entendida como mais importante do que outras que possam existir. Para que os grupos tenham um bom desempenho, eles precisam ter algum tipo de controle sobre seus membros, estimulá-los ao esforço, oferecer os meios para a expressão emocional e tomar decisões.
Processo de comunicação
Temos a fonte (o emissor), a codificação, a mensagem, o canal (mídia), a decodificação, o receptor, o ruído e o feedback.
A fonte ou emissor – É o indivíduo ou grupo que emite a mensagem pela codificação de um pensamento.
A codificação – Codificar uma mensagem significa formular o conteúdo através de símbolos (palavras, desenhos, gestos etc.) e selecionar o veículo eficaz para sua transmissão.
A mensagem – Considera-se mensagem qualquer informação ou estímulo que pretendemos transmitir a alguém, envolvendo informações e/ou sentimentos.
O canal (mídia) – É o veículo utilizado para transmitir a mensagem. Quem o escolhe é o emissor, que deve determinar se a mensagem será veiculada por um canal formal ou informal.
A decodificação – Antes que a mensagem veiculada chegue ao seu destinatário, seus símbolos precisam ser traduzidos, de maneira que o receptor possa compreendê-la.
O receptor – É a pessoa ou grupo a quem se destina a mensagem.
O ruído – São as interferências que podem