Função
Uma função definida por f: R→R chama-se linear quando existe uma constante a ∈ R │ f(x) = ax para todo x ∈ R. A lei que define uma função linear é a seguinte:
O gráfico da função linear é uma reta, não perpendicular ao eixo Ox e que cruza a origem do plano cartesiano.
Domínio: D = R
Imagem: Im = R
Função linear é uma função afim que passa pela origem. Isto é, seu coeficiente linear é 0.
Exemplo: f(x) = 2x
Função Quadrática
Chama-se função quadrática ou função polinomial do 2 grau, qualquer função f: R → R dada por uma lei da forma f(x)= ax²+bx+c, onde a, b e c são números reais e a ≠ 0.Exemplo: f(x) = 2x²+
Função Cúbica
É uma equação polinomial de grau três. Um exemplo é a equação
2x3 − 4x2 + 3x − 4 = 0. Doravante usaremos a seguinte notação para a equação do terceiro grau: α3x3 + α2x2 + α1x + α0 = 0, sendo α3, α2, α1, α0 constantes.
Suporemos sempre que α3 é diferente de zero, pois caso contrário não seria uma equação de grau três. Observe que, como sempre é possível dividir a equação por 3α, pode-se supor que o coeficiente de x3 é igual a 1.
Função Exponencial
É toda função f: R → R*+ da forma y = ax, com a € R │a > 0 e a ≠ 1.
Exemplo: y = 2x
Função Logarítmica
A função f: R+ → R definida por f (x) = logax, com a ≠ 1 e a > 0, é chamada função logarítmica de base a. O domínio dessa função é o conjunto R+ e o contradomínio é R.
Exemplo: y = log2
Função Modular
A função modular é uma função que apresenta o módulo na sua lei de formação.
De maneira mais formal, podemos definir função modular como: f(x) = |x| ou y = |x|
Função Senóide
A função seno pode de forma simplificada ser definida por y = f(x) = sen x. Associa a cada número real x o número y = senx.
Domínio: Como x pode assumir qualquer valor real: D = R. Conjunto Imagem: Como seno possui valor máximo e mínimo, que são respectivamente 1 e -1, o conjunto imagem se encontra no intervalo entre esses valores: Im = [-1,1]