Função Metalinguística
A Função Metalinguística busca mais ênfase no código, serve para dar explicações ou dar precisão ao código que está sendo utilizado pelo emissor. Metalinguagem é basicamente uma linguagem que fala da própria linguagem e tem por objetivo a língua usada como forma de expressão.
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
Ocorre quando o código é posto em destaque, ou seja, usa-se o código linguístico para transmitir ao receptor reflexões sobre o próprio código. Um exemplo de função de linguagem metalinguística são as aulas de línguas, gramática e dicionário. A linguagem pode ser usada de diferentes formas pelo emissor de uma mensagem durante o processo de comunicação. A escolha precisa da função da linguagem mais adequada aumenta a chance de êxito no processo de comunicação, ou seja, a reação desejada no receptor. O Código linguístico é posto em destaque. Usa-se o código para falar dele mesmo. EXEMPLOS DE FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
1.1 Função Metalinguística na Literatura: Centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesmo. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto (normalmente textos críticos). Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem.
POESIA
( Fraulein Dias)
Poesia é espírito,
Inerte e sempre passageiro,
Poesia é sem nome,
Passa devagar no ligeiro.
Tem ondas em linha,
É o sólido do líquido,
Cabe no incabível
O podre do lícito.
Poesia é a morte da vida,
É viver a morte
Um fogo de azar,
Sem Deus – sorte.
Poesia está no solo,
Nas árvores e no ar.
Está dentro da gente
E por baixo do mar.
Poesia só tem explicação
Se procurar com ardor
Uma palavra que combine.
Só pode ser como o amor.
1.2 Função Metalinguística no Cinema
Os processos metalinguísticos não são exclusivos da literatura. A metalinguagem se faz presente