DIREITO
Leia o fragmento a seguir.
“Por mais que o objetivo do artigo seja defender uma opinião, o jornalista sugere que o aluno evite escrever em primeira pessoa. A primeira pessoa pode até atrapalhar. Se você quer convencer alguém de alguma coisa, tente não ficar falando de você mesmo o tempo todo”.
Entrevista com Eugenio Bucci. Disponível em http://www.homolog.blogeducacao.web305.kinghost.net/2013/07/eugenio-bucci-fala-sobre-como-escrever-um-bom-texto-de-opiniao/. Acesso em 08/08/13.
Nesse fragmento, ao falar do gênero artigo de opinião, Eugenio Bucci ressalta que a seguinte função da linguagem deve ser evitada
a) Emotiva, pois um artigo deve centrar-se nos argumentos. Nesse sentido, seu autor não deve ficar falando de si mesmo no texto. b) Conativa, pois o leitor é o foco de toda a construção textual; no artigo, se criam argumentos para facilitar e convencer o receptor. c) Poética, uma vez que se concentra no uso de linguagem figurada, aberta à interpretações, o que mexe com o imaginário do leitor. d) Metalinguística, uma vez que um artigo de opinião trata de orientações de como o texto deve ser produzido. e) Referencial, uma vez que o artigo de opinião tem foco na mensagem, naquilo que se deseja transmitir.
0,2 pontos
PERGUNTA 5
Assinale a opção que apresenta a função da linguagem predominante no fragmento a seguir:
Ele: – Pois é.
Ela: – Pois é o quê?
Ele: – Eu só disse pois é.
Ela: – Mas “pois é” o quê?
Ele: – Melhor mudar de conversa porque você não me entende.
Ela: – Entender o quê?
Ele: – Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já. Clarice Lispector, A hora da Estrela a) Fática. b) Emotiva. c) Conativa. d) Referencial. e) Metalinguística.
0,2 pontos
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
PERGUNTA 4
Leia o fragmento a seguir.
“Por mais que o objetivo do artigo