Funções de linguagem
001G- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
Nome: Bruno Henrique Oliveira nº de matrícula: 125973
Data: 10 / 05/2015 Nota: _____________
Índice
Sumário
Introdução 1
Função Referencial ou Denotativa 2
Função Metalinguística 4
Função Poética 6
Função emotiva ou expressiva 8
Função conativa ou apelativa: 9
Função fática 11
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Introdução
A língua é tida como um meio de comunicação, por meio dela realizamos diferentes ações como: transmitir informações, persuadir o outro, assumir compromissos, ordenar, pedir, demonstrar sentimentos, entre outros.
As funções da linguagem estão centradas nos elementos que compõem a comunicação, pois toda comunicação apresenta diversas funcionalidades, na qual uma é dominante, conforme o enfoque que o emissor quer provocar no receptor. Neste sentido, as funções têm como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para um determinado objetivo.
A partir dos elementos de comunicação foi elaborada uma pesquisa indicando quais são as funções da linguagem e em que situações são utilizadas. (Referencial, Metalinguística, Poética, Expressiva, Apelativa e Fática) e exemplificações de cada uma das situações.
Função Referencial ou Denotativa
A função referencial é a mais utilizada em nosso dia a dia, transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
Principais características da função referencial:
Nos textos em que prevalece a função referencial, a mensagem está centrada no referente, ou seja, naquilo de que se fala;
Normalmente, são textos escritos na terceira pessoa (ele);
Nos textos em que prevalece a função referencial, as frases são