As funções da linguagem
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
HEBERT CARVALHO SANTOS
INTRODUÇÃO À TEORIA DO DISCURSO
PROFª. ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM
SÃO DOMINGOS/SE
08/11/2013
INTRODUÇÃO
Roman Jakobson (11 de outubro de 1896 - 18 de julho de 1982) foi um pensador russo que se tornou num dos maiores lingüistas do século XX e pioneiro da análise estrutural da linguagem, poesia e arte. Foi chamado de "o poeta da lingüística" por Haroldo de Campos, sendo o criador das famosas funções de linguagem, entre elas figurando a função poética. (wikipedia.org).
Jakobson (1987) revolucionou o mundo da linguística ao apresentar seis funções da linguagem, baseadas nos seis fatores envolvidos na comunicação, as quais ele mesmo descreve, a saber:
O REMETENTE envia uma MENSAGEM ao DESTINATÁRIO. Para ser eficaz, a mensagem requer um CONTEXTO a que se refere (ou “referente”, em outra nomenclatura algo ambígua), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um CÓDIGO, total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou,em outras palavras, ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente, um CONTACTO, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação. Todos estes fatores inalienavelmente envolvidos na comunicação verbal podem ser esquematizados como segue:
CONTEXTO
MENSAGEM
REMETENTE
DESTINATÁRIO
CONTACTO
CÓDIGO
(JAKOBSON, 1987, p. 123).
Com base nesse parâmetro, atribui-se à linguagem e à comunicação social as seguintes funções: Função Referencial, Função Emotiva, Função Conativa,
Função Fática, Função Metalinguística e Função Poética.
O presente trabalho visa demonstrar como algumas dessas funções se destacam em alguns materiais publicitários que adiante veremos, e os