Funções de Linguagem
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
“Funções da Linguagem”
Daniella Alessandra S. Feres
Nº matricula: 128210
São Paulo – SP
2014
INDICE
01 – Introdução 03
02 – Funções de Linguagem 04 A – Emotiva 04 B – Fática 04 C – Conativa ou Apelativa 05 D – Poética 05 E – Referencial 06 F – Metalinguística 06
03 – Conclusão 07
04 – Bibliografia 07
Introdução
Estamos imersos em meio a um cotidiano estritamente social, no qual nos interagimos com nossos semelhantes por meio da linguagem. A mesma permite-nos revelarmos nossos sentimentos, expressarmos nossas opiniões, trocarmos informações no intuito de ampliarmos nossa visão de mundo, dentre outros benefícios. A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja esta de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos.
O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X interlocutor, a linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de características específicas, conforme analisaremos adiante.
Funções de linguagem
Função Emotiva: estimula os sentimentos do leitor (receptor). Na função emotiva, o sentimento não é despertado somente no receptor, mas também no emissor, que geralmente expressa suas emoções na primeira pessoa, através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.
Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu