Funções de Linguagem
Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizado.
As funções da linguagem são recursos necessários para se estabelecer uma comunicação eficiente. Os primeiros estudos dessas funções foram propostos por Roman Jakobson em sua obra Linguística e Comunicação, em 1970.
A linguagem desempenha funções diferentes segundo as nossas intensões. Por tanto, cada um dos elementos da comunicação liga-se a uma função da linguagem.
Funções de Linguagem
No ato da fala, pode-se observar:
o emissor: aquele que diz algo a alguém o receptor: aquele com quem o emissor se comunica a mensagem: tudo o que é transmitido do emissor para o receptor o código: a convenção que permite ao receptor compreender a mensagem.Ex: a Língua Portuguesa o cana: o meio que conduz a mensagem ao receptor. Ex: a língua oral
o referente: o assunto da mensagem
Sendo assim temos as FUNÇÕES DA LINGUAGEM:
Função emotiva ou expressiva
Nesta, há um envolvimento pessoal do emissor, que comunica seus sentimentos, emoções, inquietações e opiniões centradas na expressão do próprio “eu”, levando em consideração o seu mundo interior. Para tal, são utilizados verbos e pronomes em 1ª pessoa, muitas vezes acompanhados de sinais de pontuação, como reticências, pontos de exclamação, bem como o uso de onomatopeias e interjeições.
Função apelativa
A ênfase está diretamente vinculada ao receptor, na qual o discurso visa persuadi-lo, conduzindo-o a assumir um determinado comportamento. A presente modalidade encontra-se presente na linguagem publicitária de uma forma geral e traz como característica principal, o emprego dos verbos no modo imperativo.
Função referencial ou denotativa
Ocorre quando o objetivo do emissor é traduzir a realidade visando à informação. Sua predominância atém-se a textos