economia
Um dos principais motivos do crescimento do mercado do Turismo é a flexibilidade,
Nota-se que nos últimos anos as agências de Turismo procuram abranger todas as classes sociais disponibilizando facilidades e longos prazos para pagamento tornando as viagens mais acessíveis para a classe C, que nas principais datas comemorativas e no período de férias tem viajado com maior frequência, além disso as empresas do ramo apostam na qualidade das hospedagens e do atendimento proporcionando ao turista o alcance das expectativas ou ate supera. Principais empresas participantes deste mercado:
Decolar
TAM viagens
CVC
Cia Brasil Turismo Viagens
Seguem abaixo, alguns dados que consideramos relevantes para identificarmos oportunidades e auxiliar na hora de mensurar os riscos da área do turismo:
O turista estrangeiro está cada vez mais interessado em hospedagens alternativas, de acordo com estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Do total de visitantes internacionais (5,67 milhões) que estiveram no país no ano passado, estima-se que quase a metade deles (44,2%), ou seja, 2,5 milhões escolheram esse tipo de hospedagem.
“As hospedagens alternativas estão ocupando o espaço daqueles meios que estão cobrando preços acima da média”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Houve uma redução percentual de 58,7% para 52,1% em hotéis, flats, pousadas e resorts nos últimos seis anos.
Cidades brasileiras mais visitadas
Posição
Cidade
Estado
Porcentagem de visitas
1º
Rio de Janeiro
RJ
30,25%
2º
Foz do Iguaçu
PR
17,1%
3º
São Paulo
SP
12,6%
4º
Florianópolis
SC
12,1%
5º
Salvador
BA
11,4%
6º
Balneário Camboriú
SC
7,8%
7º
Fortaleza
CE
5,6%
8º
Natal
RN
5,3%
9º
Búzios
RJ
4,4%
10º
Manaus
AM
4,1%
Desembolsos realizados pelas instituições financeiras