estudante
1. Psicologia científica e senso comum.
- termo psicologia vários sentidos poder persuasão SENSO COMUM poder compreensão escutar/dar conselhos
O senso comum:
Vida cotidiana teorias científicas são simplificadas interpretação singular Acúmulo do conhecimento produzido por uma visão de mundo
Ex: fulano usou de “certa psicologia”, teve um “psicológico” forte, usou de “psicologia” ou ainda, fulano está deprimido.... ou neurótica.... “menina histérica”
Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não.
O senso comum vai integrando (de modo precário) o conhecimento humano, produzindo para cada pessoa ou grupo social um modo particular de interpretar os fatos e o mundo que o cerca.
Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, construído muitas vezes de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada.
E é na tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias "teorias" médicas, físicas, psicológicas etc.
O que é ciência?
Atividade reflexiva procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano a partir de um estudo sistemático requer afastamento da realidade para compreendê-la melhor
A ciência é composta de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.
Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
Característica fundamental da ciência: objetividade
Conclusões passíveis de verificação e isentas de emoção (neutralidade)
Tornando-as válidas para