Portif Lio
Geoprocessamento
De Dados
Aluno:Mateus Porto Reis
Fagep
A importância do Geoprocessamento no Licenciamento Ambiental. O licenciamento ambiental é uma obrigação legal à instalação de qualquer empreendimento ou atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas características a preservação do meio ambiente.
As leis que regem o licenciamento são a Lei 6.938/81, as Resoluções do CONAMA nº. 001/86 e nº. 237/97 e o Parecer 312 que trata da competência estadual e federal para o licenciamento a partir da abrangência do impacto.
Essa obrigação é compartilhada pelos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente e pelo Ibama, como partes integrantes do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). O Ibama atua, principalmente, no licenciamento de grandes projetos de infra-estrutura que envolvam impactos em mais de um estado e nas atividades do setor de petróleo e gás na plataforma continental.
É ai que vem a importância de geoprocessamento no licenciamento ambiental.
Geoprocessamento: é a utilização de técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações geográficas, englobando várias tecnologias na manipulação de dados geográficos como o sensoriamento remoto e GPS (sistema de posicionamento global), e é também um conjunto de tecnologias de coleta de dados. As primeiras tentativas de automatizar parte do processamento de dados com características espaciais aconteceram na Inglaterra e nos EUA nos anos 50, com o objetivo principal de reduzir os custos de produção e manutenção de mapas. O Ministério do Meio Ambiente utiliza essa tecnologia nos estudos técnicos que desenvolve, procurando estar sempre atualizado em relação aos avanços científicos nas áreas de obtenção, processamento e difusão de dados espaciais.
Cartografia temática: é um conjunto de e técnicas inventadas e usadas pelo homem para produzir e estudar mapas surgiu pela necessidade do ser humano se localizar e conhecer