matematica aplicada 1
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
POLO CPA III
MARIZE MAIA VIERA – RA 441954
SELMA MENDES DA SILVA – RA 442741
ONERYA RAMOS DOS SANTOS – RA 446959
MATEMATICA APLICADA
Prof.ª JEFFERSON DELGADO
CUIABA
2014
Função de 1º Grau
Análise da função de 1° grau através do estudo algébrico dessas funções e do estudo dos gráficos e elementos que constituem esse conceito. Essa seção aborda conceitos de cálculos algébricos, representações gráficas, interpretações de um gráfico e estudo das equações e inequações. Gráfico de uma função do 1° grau. A função do 1° grau relacionará os valores numéricos obtidos de expressões algébricas do tipo (ax + b), constituindo, assim, a função f(x) = ax + b. Note que para definir a função do 1° grau, basta haver uma expressão algébrica do 1° grau. Como dito anteriormente, o objetivo da função é relacionar para cada valor de x um valor para o f(x). Vejamos um exemplo para a função f(x)= x – 2.
Função de 2º Grau Gráfico da Função de 2º Grau Toda função estabelecida pela lei de formação f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais e a ≠ 0, é denominada função do 2º grau. Generalizando temos: As funções do 2º grau possuem diversas aplicações no cotidiano, principalmente em situações relacionadas à Física envolvendo movimento uniformemente variado, lançamento oblíquo, etc.; na Biologia, estudando o processo de fotossíntese das plantas; na Administração e Contabilidade relacionando as funções custo, receita e lucro; e na Engenharia Civil presente nas diversas construções.
A representação geométrica de uma função do 2º grau é dada por uma parábola, que de acordo com o sinal do coeficiente a pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo. Chama-se função exponencial a função ƒ: R→R+* tal que ƒ(x) = ax em que a ∈ R, 0<a≠1.
Função exponencial
O a é chamado de base e o x de expoente. A função pode ser crescente ou decrescente a