Funk proibido
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ALUNOS:
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração, turno noite, da ....................ministrado pela professora...................
INTRODUÇÃO
Do início ao descobrimento de um “movimento”
O funk é um movimento estético e musical iniciado na década de 80 nas favelas cariocas na cidade do Rio de Janeiro.
Por sua origem nos morros cariocas e possuindo uma linguagem e vestuário próprios: o funkeiro, termo usado para designar os que participam dessa cultura, era sinônimo de pivéte e vinha adquirindo um conceito marginalizado pelas mídias sociais.
Segundo o pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Micael Herschmann no livro O funk e o hip-hop invadem a cena, o funk era tratado por 100% dos cadernos culturais entre os anos de 1990 e 1991.
Em outubro de 1992 a história começa a mudar, o ritmo ocupa 94,8% dos cadernos locais e policiais contra apenas 5,2% dos cadernos culturais. O motivo teria sido uma reprodução das lutas praticadas nos bailes, na praia do Arpoador em plena luz do dia, aos olhos de um público que não estava acostumado e acharam se tratar de assalto. O funk agora estampava as primeiras páginas dos jornais e ganhava manchetes no mundo.
Essa diferença entre focos sociais e culturais diminuem nos anos posteriores, em 1996 se equilibram de fato.
Hoje a música e o estilo são difundidos por todo o Brasil com algumas repercussões positivas também fora das terras tupiniquins, e reúne jovens de todas as classes sociais.
Um resultado proibido
O episódio de outubro daquele ano foi realmente o divisor de águas na história do funk. Foi um reflexo de uma força que estava crescendo naquela década.
Surge o Proibidão! “Putaria”, como antes era chamado: estilo que de forma clandestina mostra a realidade das favelas cariocas.
O foco