Fundos Mútuos de Investimento
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FUNDOS MÚTUOS DE INVESTIMENTO
SÃO PAULO
2010
FUNDOS MÚTUOS DE INVESTIMENTO
Trabalho apresentado à disciplina de contabilidade de instituições financeiras do curso de Bacharel de Ciências Contábeis da Universidade Cidade São Paulo, sob orientação do Professor
SÃO PAULO
2010
1 INTRODUÇÃO
Os fundos de investimentos são uma espécie de condomínio de investidores, que aplicam seus recursos em uma cesta de ativos. Esses ativos podem ser de natureza diferentes como ações, títulos do governo ou CDBs.
Agora imagine que você não mora num prédio, portanto está fora do condomínio, e precisa escolher quem vai fazer a manutenção da piscina e da quadra esportiva ou quem vai contratar os seguranças? Provavelmente, terá mais trabalho em encontrar esses prestadores de serviços e gastará mais. Se estivesse num condomínio, essa seria uma tarefa para o síndico, com a vantagem de poder ratear com os outros condôminos esses custos.
Situação semelhante poderia acontecer com você, caso estivesse sozinho no mercado financeiro. Caberia a você escolher os ativos para compor uma carteira de investimento. Isso significa analisar com freqüência riscos, nível de endividamento e expectativa de resultados de cada empresa da qual você comprou ação ou de cada banco do qual você adquiriu um CDB. Quem agüenta enfrentar tamanha trabalheira?
Somente os especialistas. Por isso eles trabalham para os fundos. E os fundos trabalham para você.
Os fundos permitem que gestores profissionais ajudem pessoas sem tempo, independente delas terem ou não dinheiro e experiência. Mas se o gestor faz tudo, qual o papel do investidor?
Escolher o(s) fundo(s) de acordo com seus objetivos e expectativas. Cabe a você, então, decidir pela aplicação mais adequada, considerando quando e o que pretende fazer com seus rendimentos.
2 CAPÍTULO I - FUNDOS MÚTUOS DE INVESTIMENTO