Mercado de capitais - resenha - bovespa
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem como objetivo proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pela bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
À medida que cresce o nível de poupança das empresas (entende-se por poupança o lucro das mesmas) constituem-se a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país. Tais investimentos são motor do crescimento econômico e este, por sua vez, gera aumento de renda, com consequente aumento da poupança e do investimento. As empresas à medida que crescem, carecem de mais recursos, que podem ser obtidos por meios de empréstimos, reinvestimentos de lucros e participação de acionistas.
Por que e onde investir
Buscando a otimização de três aspectos básicos para um bom investimento, avalia-se retorno, prazo e proteção devendo estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco, cabendo ao investidos definir o nível de risco que está disposto a correr em função de obter maios ou menos lucratividade.
Os investimentos imobiliários envolvem a aquisição de bens imóveis, podendo ser também investidos em títulos onde abrangem aplicações em diversos ativos negociados no mercado financeiro, que apresentam características básicas como referência a renda, prazo e emissão.
A renda podendo ser variável ou fixa. A renda fixa conhece previamente a forma do rendimento conferida ao título, já a variável é definida de acordo com resultados obtidos