Parque Linear SLP
As ocupações de áreas de mananciais causaram diversos danos para a cidade, pois além da poluição direta dos recursos hídricos são responsáveis também por grande parte do assoreamento do solo e da redução da importante camada vegetal.
A criação de Parques Lineares faria com que esse problema fosse reduzido, uma vez que aumentariam muito a capacidade de infiltração das regiões próximas aos rios, além criarem melhorias quanto ao paisagismo urbano, aumentando as áreas verdes e de lazer da cidade.
Juntamente com a preservação ambiental das áreas marginais, é feito um trabalho de restauração do rio como um todo. Sua função é entender como o rio e suas localidades interagem, efetuando medidas necessárias para um convívio mais harmônico entre a natureza e o homem.
O projeto restabelece a forma física do rio com seus níveis de água históricos, ao mesmo tempo em que garante a segurança quanto à ocorrência de cheias prejudiciais à população. Busca fazer ligação com as trilhas e cachoeiras, com o Parque Estadual da Serra do Mar e com a represa de Redenção da Serra.
O local contempla áreas de lazer para a população, sendo seus principais atrativos: pistas de caminhada e skate, ciclovia, espelho d’água, núcleos de esportes, academias para a Melhor Idade e playgrounds.
Na infraestrutura de serviço, encontram−se pontos de apoio com guias, quiosques cobertos com mesas e bancos, sanitários e bebedouros, além de serviços de alimentação no local.