Francesco
Segundo o filme, após Francesco voltar da guerra, onde ficou horrorizado com todas suas consequências desastrosas, ele decidiu doar tudo o que tinha aos pobres. Ele passou ver a vida com outros olhos e dar valor ao que realmente importa, o que segundo ele não são os bens materiais, Francesco passa a ser chamado de louco, porém sem precisar pedir, acaba adquirindo discípulos. Nos seus primeiros seguidores, podemos notar a alegria que contagia todo o grupo, a lealdade e a pureza predominam sobre eles.
Diante de todos os representantes do poder e da população de Assis, Francesco renuncia seu próprio pai, argumentando ser filho de outro ser. A partir de então, ele busca cada vez mais a pureza de seu “pai”. Francesco diversas vezes entra em transe, sem saber se o que está fazendo é realmente certo, pensa que de repente pode estar realmente louco e ainda está levando com ele diversos seguidores, assim, pensa ele, destruindo muitas famílias. Com essas dúvidas ele passa a questionar seu pai, pedindo, implorando uma prova que ele está fazendo o certo. Sem a obtenção de nenhum resultado ele piora e se afasta de seu grupo. Porém ele acaba recendo uma resposta de seu pai, Francesco recebe as marcas do crucificamento de Cristo em seu corpo, era a resposta que ele queria. Apesar da dor que estava sentindo, ele fica feliz em descobrir que está correto.
Com o auxílios de crianças, Francesco consegue ainda criar sua própria Igreja, onde geralmente lota nos momentos de crise. Na sua Igreja Francesco ora junto com seus integrantes, não na frente de todos como nas outras igrejas, o que mostra sua igualdade perante a todos. Outro fato que chama atenção, é o de mostrar que