Biografia Francesco Giorgio Martini
Francesco di Giorgio Martini (1438- 1502), pode ser considerado um exemplo de homem universal do Renascimento: mostrou-se versátil exercendo diversas funções como, por exemplo, tratadista, arquiteto, pintor, escultor, engenheiro militar, diplomata, entre outras atividades que lhe foram atribuídas. Nasceu em Siena, é provável que tenha tido como mestre Vecchieta, e que tenha sido influenciado primeiramente por Bernardo Rosselino que foi responsável por inserir a arquitetura renascentista na região, embora não se tenha documentos ou registos que comprovem definitivamente tais suposições. Desenhava móveis e espaços urbanos em perspectiva. Em 1482, publicou um tratado chamado Trattato di architettura, ingegneria e arte militare.
Na renascença os arquitetos acreditavam que o homem era a medida de todas as coisas. Francesco di Giorgio demonstra a figura humana a partir de figuras geométricas básicas como o circulo e o quadrado. Uma parte importante dessa ordem e necessidade de proporção adequada foi o Homem Vitruviano. Uma figura cuja extensões de área abrangida pelas formas circunscritas do círculo e do quadrado. Sendo o círculo a imagem da perfeição divina, e da figura humana. Alguns dos esboços, que tinha nos seus cadernos:
Francesco é conhecido também pelo Tratado de arquitectura civil e militar.
Este seu tratado foi a investigação de vários manuscritos e varias versões mas podemos dividi-lo em 2 partes.
O Tratado (arquitetura, engenharia e arte militar), provavelmente datando do período 1478-1481: Código Ashburnam 361 (Laurentian Library) e código Saluzziano 148 (Biblioteca Real de Turim).
Tratado II (Arquitetura civil e militar e), provavelmente datando dos anos noventa: Código Senese S.IV.4 da Biblioteca Municipal de Siena e código Magliabechiano II.I.141 da Biblioteca Nacional de Florença.