Toyota
Comprometimento de cima para construir toda uma cultura começando do zero.
Betim, Novembro, 2013
Introdução
O desafio mais básico e mais difícil para as empresas que querem aprender com a Toyota, é como criar uma organização alinhada de indivíduos que tenham o DNA da empresa e que estejam continuamente aprendendo juntos a agregar valor para o cliente.
O modelo Toyota foi intencionalmente construído a partir do zero, começando com uma filosofia. E a filosofia começa com os principais executivos da organização.
Construir uma empresa a longo prazo que ofereça um valor extraordinário para clientes e sociedade. Isso exige visão de longo prazo e continuidade de liderança.
Mudança de cultura
1- Começa de cima, isso pode demandar uma liderança na liderança executiva.
2- Envolve todos os níveis.
3- Usa administradores intermediários como agentes de mudanças.
4- Leva tempo para desenvolver pessoas que realmente compreendam e vivam a filosofia. 5- Em uma escala de dificuldades é algo
“extremamente” difícil.
Administração
Um pre requisito para a mudança é que a alta administração compreenda o modelo Toyota e se comprometa a alavanca-lo para torna-se uma
“organização de aprendizagem enxuta”.
Essa compreensão implica em sustentar e constantemente melhorar o sistema.
Inicio da jornada enxuta
1- Os altos executivos NÂO se comprometem a longo prazo com clientes e sociedade, resume-se á lucratividade a curto prazo.
2- Os altos executivos NÃO se comprometem com desenvolvimento e o envolvimento dos funcionários e parceiros.
3- NÂO haverá continuidade na filosofia da alta liderança, pois os lideres mudam toda vez que acontece uma crise ou se a empresa e comprada.
Inicio da jornada enxuta
Se a resposta e NÂO, os lideres devem escolher ferramentas para melhorar processos a curto prazo, ganhar muito dinheiro e procurar outras coisas para fazer.
Modelo Toyota
Conclusão
O Modelo Toyota, relata qual é o papel do líder na conquista da
verdadeira