Layout
O layout ainda está diretamente vinculado a fatores determinantes como cor, revestimentos (espelho, piso), iluminação, textura, conforto térmico e ambiental (Cinema, fome e frio, estádio de futebol), ergonomia (1857 Taylor pá de carvão), ventilação.
Layout (leiaute),
1. Pop. Esboço de anúncio, em que se apresentam ressaltados os seus diversos elementos (título, texto, ilustração, etc.).
2. P.ext. Esboço, projeto, planejamento ou esquema de uma obra, apresentados graficamente.
3. Distribuição física de elementos num determinado espaço.
1 LAYOUT
A configuração de instalação (em inglês layout) estabelece a relação física entre as várias atividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável. No entanto, numa grande indústria este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planejamento de layout. Pois, os custos relativos ao planejamento de um layout são inferiores aos custos relativos ao rearranjo de um layout defeituoso (Muther, 1978, p. 1). Existem vários tipos de layouts e cada um deles se adéqua a determinadas características, sendo uns mais vantajosos que outros (Tompkins, 1996, p. 290). No planejamento do layout é necessário ter em conta todos os fatores; os materiais, a maquinaria, o homem, o movimento, a espera, o serviço, a construção e a mudança, pois estes fatores podem influenciar negativamente o planejamento do layout (Muther, 1955, p. 27).
Para estudar o planejamento do layout é necessário estudar os padrões de fluxo nas estação de trabalho, nos departamentos e entre os departamentos (Tompkins, 1996, p. 85).
Existem