Atps Analise de Investimentos
Um investimento, é capital o que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo, visando ao aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital, esta aplicação supõe uma escolha que resigna um benefício imediato por um futuro e, em geral, improvável. As empresas tendem a fazer investimentos com alguma frequência. Algumas são necessárias para o seu funcionamento quotidiano. Outros são realizados com vista a obter lucros no futuro, como a compra de uma custosa máquina que permita incrementar a produção. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros.
Fundo de investimento denomina se também por comunhão de recursos financeiros, isto é, todo o valor investido é utilizado na compra de bens, seja mobiliário ou títulos, que são todos passados ao investidor. Por tanto, o fundo de investimento é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimento.
Caderneta de poupança classificada por conservador, a caderneta de poupança é muito