ATPS ANALISE DE INVESTIMENTOS
Para sabermos o momento ideal da troca de equipamentos de uma empresa é necessário que façamos alguns cálculos para que não haja prejuízos para a empresa.
Geralmente a troca dessesequipamentos é uma coisa cara por isso é fundamental que se faca a conta correta pois uma troca mal analisada pode decretar o final de uma empresa, porem se feito corretamente pode trazer resultados bem satisfatórios para a empresa.
Em uma análise desse tipo devemos levar em conta todos os custos envolvidos no horizonte do tempo.
A análise dos custos e muito importante para avaliar o impacto das atividades de uma empresa, segundo SegundoHorngren, Sundem e Stratton (2004) a análisede custosbaseada em atividade (activity-basedcosting – ABC) é o método mais apropriado para identificar os direcionadores dos custos das atividades.
Outro fator importante na análise de custos é a relevância das informações disponíveis.Horngren, Datar e Foster (2004a) definem a informação relevante como o custo ou a receitafutura predita que diferenciará as alternativas, segundo Lapponi (1996) cita três métodos para serem usados em estudos econômicos, sobretudo na analise de investimentos.
VAUE: Valor Anual Uniforme Equivalente, que consiste em achar uma série uniforme equivalente a todos os custos e receitas para cada alternativa. A alternativa que tiver o maior saldo positivo é a melhor.
VPL: Valor Presente Líquido, que calcula o valor presente equivalente das saídas de fluxo. de caixa de cada alternativa, somando-o ao investimento inicial. A opção que apresentar o
Valor Presente Líquido Total mais positivo é a melhor. A taxa utilizada para descontar ofluxo de caixa é a TMA (ver a seguir a definição de TMA).
Método da Taxa Interna de Retorno (TIR): que requer o cálculo TIR de todas as alternativas para compará-las com a TMA definida. Os investimentos com TIR maior que aTMA são consideráveis rentáveis.
A TIR – Taxa Interna de Retorno é a taxa para qual a saída do fluxo de caixa proveniente de um