Fundos de Pensões, o que são.
São entidades fechadas de previdência, organizadas por empresas ou grupos de empresas, com o objetivo de realizar investimentos para garantir uma complementação da aposentadoria aos empregados que aderirem ao plano. O dinheiro investido forma um patrimônio que é aplicado em imóveis, ações e renda fixa, dentro de limites estabelecidos pelo Banco Central. Quando o empregado se aposenta, passa a receber o benefício mensalmente. Se sai da empresa, tem direito de retirar a parte que contribuiu.
Um fundo mútuo é uma Companhia que reúne dinheiro de investidores para fazer vários tipos de investimentos, conhecidos como portfólio. Ações, títulos de crédito e quaisquer fundos do mercado monetário são exemplos de tipos de investimentos que podem compor um fundo mútuo.
O fundo mútuo deve ter um gerente de investimentos profissional, que compra e vende valores mobiliários para um crescimento mais efetivo do fundo. Como um investidor de fundo mútuo, você se torna um "acionista" da companhia de fundo mútuo. Quando há lucro, você ganha dividendos; e quando há prejuízo, o valor das suas ações diminui.
Fundos mútuos são, por definição, diversificados, o que significa que são feitos de vários investimentos, o que tende a diminuir o seu risco.
Como outra pessoa o gerencia, você não precisa se preocupar em diversificar investimentos individuais ou fazer anotações. Isto significa comprá-los e esquecê-los, o que não é, entretanto, sempre a melhor estratégia, pois o seu dinheiro está nas mãos de outra pessoa.
Uma vez que a compensação do gerente do fundo baseia-se na boa performance do mesmo, você pode estar certo de que eles trabalharão solicitamente para que o fundo tenha um ótimo desempenho. Gerenciar é o trabalho deles em tempo integral.
Os fundos mútuos podem ser abertos ou fechados, mas muitas pessoas consideram todos como abertos, colocando os fechados em outra categoria.
"Aberto" significa que as ações são emitidas no fundo (ou