forças
É uma plataforma foi desenvolvida com o objetivo de estudar a dinâmica rotacional, mais precisamente a segunda lei de Newton aplicada a dinâmica rotacional.
Segunda Lei de Newton
A mudança na quantidade de movimento é proporcional à força motora impressa e faz-se na direção da linha reta segundo a qual a força motora é aplicada.
Se uma força gera uma quantidade de movimento, uma força dupla gerará uma quantidade de movimento dupla, uma força tripla gerará uma quantidade de movimento tripla, quer a força seja impressa de uma vez e imediatamente, quer seja impressa gradual e sucessivamente.
A principal equação que se pode estudar com essa plataforma é a equação da força centrípeta, é a força resultante que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular, (“que busca o centro”). Esse instrumento contempla não só o estudo da força centrípeta, mas sim toda a parte de dinâmica rotacional, como: Momento de inércia, velocidade angular, aceleração angular, torque, dentre outras, para isso basta apenas fazer pequenas modificações e inserir outros módulos.
Levando em consideração um outro módulo podemos calcular a massa de um corpo qualquer, conhecendo apenas a sua força centrípeta, basta substituir a massa que vai orbitar por qualquer objeto desde que preso no mesmo fio e fazendo as medições necessárias fazendo assim analogia a uma balança, estando descrito abaixo tal módulo com maior detalhamento. Tratando-se da força centrípeta cuja é ao que vem ao caso ser estudado por ser o módulo de escolha a montagem do experimento basicamente consiste em escolher a massa que vai orbitar e escolher a massa que vai deixar suspensa para tracionar a mola (massa de comparação com a força centrípeta).
O Gráfico a ser produzido será o de Força centrípeta X Aceleração centrípeta, neste caso sabe-se que o valor da força centrípeta será o mesmo da massa que será pendurada pelo fio de nivelamento (