economia
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICA
GESTÃO EM PROCESSOS GERENCIAIS
CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA/MARGINAL PINHEIROS
2° SEMESTRE LETIVO DE 2013
TRABALHO DE ECONOMIA
PROF.
ALUNA:
RA.
Bancos de investimento
Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.
Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento".
Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.
As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos.
Exemplos:
BBM – BMC – Inter América Express – Intercap – JP Morgan – Sul
America – Tendência Banco Alfa - Banco Bandeirantes de Investimentos S.A. – Banco Fibra
Banco Safra de Investimentos S/A
Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento.
As sociedades de crédito, financiamento e investimento, também conhecidas por financeiras, foram instituídas pela Portaria do Ministério da Fazenda 309, de 30 de novembro de 1959. São instituições financeiras privadas que têm como objetivo básico a realização de financiamento para a aquisição de bens, serviços e capital de giro.
Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Crédito, Financiamento e Investimento". (Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de) e Recibos de Depósitos Bancários.