resumo para se elaborar projeto
PROFESSOR: Luiz Leal
SISTEMAS PROJETIVOS E MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A idéia de projeção é quase que intuitiva, uma vez que sua ocorrência se dá em diversos segmentos do nosso cotidiano. Trata-se de um fenômeno físico que acontece normalmente na natureza ou que pode ser produzido artificialmente pelo homem.
Vejamos os seguintes exemplos:
1º) Ao incidirem sobre uma placa opaca, os raios solares produzem sobre a superfície de um piso claro, uma figura escura que chamamos comumente de sombra. O contorno da sombra nada mais é que a projeção do contorno da placa na superfície do piso.
2º) As imagens que vemos numa tela de cinema são as projeções dos fotogramas contidos na fita de celulóide quando sobre eles incidem os raios luminosos emitidos pela lâmpada do projetor. O Sol, no primeiro exemplo, e a lâmpada do projetor, no segundo, são o que chamamos centros projetivos enquanto que os raios solares e os raios luminosos são chamados raios projetantes. A placa opaca e os fotogramas da fita são as figuras objetivas. O contorno da sombra assim como as imagens produzidas na tela de cinema são figuras projetadas em superfícies de projeção identificadas nos exemplos, respectivamente, na superfície do piso e na tela de cinema. Quando a superfície de projeção é plana dizemos que é um plano de projeção. Em linguagem matemática podemos formalizar a seguinte definição:
Projeção é o conjunto de operações geométricas que permite obter a figura formada pelos pontos de interseção dos raios projetantes que partem de um centro projetivo e incidem sobre uma figura do espaço, com uma superfície. Um ponto da figura objetiva e outro da figura projetada são ditos correspondentes quando pertencem a um mesmo raio projetivo. Por conseguinte, podemos concluir que duas figuras são correspondentes quando todos os pontos de ambas as figuras são, respectivamente, correspondentes. Nos exemplos dados, a placa opaca é