Artes
Materiais e suas funções
Apresentação
Primeiramente devemos escolher bem nossos materiais, neste caso a qualidade do material faz toda a diferença para um resultado profissional e satisfatório.
No desenho de observação utilizaremos materiais comuns e fáceis de conseguir em qualquer papelaria ou comércio especializado em artes.
Lápis
Utilizaremos três tipos de lápis, sendo um para o esboço, um para traços e outro para o acabamento. Vamos conhecer cada um deles.
Lápis 2H – comum em material escolar, na escala é um lápis de grafite duro e acinzentado, bom para esboços que não marcam o papel. Vamos utilizar exatamente para o início do desenho.
Lápis HB – Intermediário na escala, seu grafite não é nem duro e nem macio, bom para desenvolver o desenho e iniciar sombras e detalhes mais marcantes.
Lápis 6B – Tem um grafite mais macio e escuro, como observamos na escala. É ideal para sombras e detalhes escuros, utilizaremos para o acabamento.
O modo que seguramos o lápis é muito importante, a postura do corpo e das mãos segurando o lápis e o papel, cada técnica exige uma postura diferente do desenhista.
Borracha
A borracha, que a princípio faremos o possível para não utilizar, deve ser de qualidade. Evite borrachas que mancham o papel, dê preferência aquelas que desmancham e retiram o grafite do papel.
Faça alguns testes antes de utilizar em seu desenho, o modo de aplicação também é muito importante, nunca use a borracha com força, do mesmo modo que o lápis ela pode danificar a folha e estragar um desenho.
Use de preferência para a finalização do desenho para um excesso ou mancha no papel.
Esfuminho
Para alguns desenhistas é uma ferramenta importante, para outros é desnecessária, o mais importante é que você perceba se em sua técnica a ferramenta acrescenta algum valor.
O esfuminho é um rolo que pode ser de papel ou tecido, utilizado para esfumaçar o desenho, ou