FUNDIÇÃO RESPOSTAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 6º DIURNO
LEONARDO LORENZ – RA: 4200063298
ATIVIDADE – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
PROCESSOS DE FUNDIÇÃO
PROFESSOR SIEGFRIED HEINZ STEUDNER
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
1. Os processos de fundição se classificam como processos primários ou secundários de fabricação?
Os processos de fundição são caracterizados pela moldagem de ligas no estado liquido, sendo elas podendo ser classificadas como primarias quando partem da matéria prima bruta (lingotes e tarugos) e secundarias resultando em peças já acabadas ou semi acabadas.
2. O que é o rechupe?
O rechupe é um fenômeno resultante da solidificação do metal por conta da contração do volume, que ocasiona não somente no rechupe como também em trincas quentes e tensões residuais. Em outras palavras, o rechupe é a ausência de material por preenchimento incompleto do molde.
3. Em qual região das peças fundidas há maior probabilidade de acúmulo de impurezas?
Essas regiões são críticas?
A concentração de impurezas como fosforo, enxofre, manganês, silício e carbono tem maior probabilidade de se acumularem em regiões centrais, geralmente de baixas tensões. Por isso, estas regiões não podem ser consideradas como críticas.
4. Por que as peças obtidas por processos de fundição não podem ter cantos vivos?
Porque os cantos vivos representam concentração de tensão nas peças, dificultando a fabricação, exigindo maior esforço em processos de usinagem e diminuindo a suavidade no preenchimento do moldem processos de conformação
5. Como o rechupe pode ser evitado ou controlado?
Um dos modos de reduzir o rechupe na orientação é através do fornecimento de um fluxo longitudinal em peças retangulares ou radial em peças circulares. Em caso de peças circulares furadas no centro utilizam-se entradas múltiplas.
6. Por quais motivos deve-se fazer o modelo ou o molde de dimensões maiores que as dimensões da peça final quando são utilizados