INSS estagio Supervisionado
INSS é uma autarquia do governo federal. A sigla significa Instituto Nacional do Seguro Social. Esta autarquia cuida dos benefícios previdenciários, ou seja, aposentadoria, pensões, auxílio-doença, auxílio-acidente e etc. Em muitas cidades pequenas, os benefícios do INSS movimentam a economia.
Os valores para manutenção desses benefícios vêm da arrecadação de contribuições previdenciárias incidentes sobre a folha de pagamento, sobre notas fiscais de prestação de serviços onde há cessão de mão-de-obra, sobre valores pagos a prestadores de serviço pessoa física denominados contribuintes individuais, sobre a arrecadação dos clubes de futebol e etc. Desde maio/2007 a responsabilidade por arrecadar tais valores passou a ser competência da receita federal, ficando o INSS apenas com a parte correspondente aos benefícios.
Não só os empregados com carteira assinada se beneficiam do INSS. Pois o autônomo que recolhe sua contribuição através do carnê também tem direito aos benefícios. Mesmo uma pessoa física que nunca tenha recolhido um centavo de contribuição para o INSS, porém sempre exerceu atividade remunerada como contribuinte individual (autônomo) poderá se aposentar, desde que recolha com os devidos encargos as contribuições de 30 anos passados e comprove o exercício da atividade.
Quando o empregado fica doente por mais de 15 dias, a empresa fica dispensada de pagar os salários desse empregado, passando este valor a ser de responsabilidade do INSS. Por facilidade, a empresa adianta os valores ao empregado e desconta na guia que irá recolher ao INSS.
A gestante, seja empregada ou autônoma terá direito de receber o salário maternidade a cargo do INSS.
Da mesma forma, é este órgão que paga o salário família dos empregados que possuem filhos com idade inferior a 14 anos ou inválidos sem limite de idade, obrigando à empresa a proceder ao acompanhamento das vacinas das crianças com idade inferior a 7 anos e também da frequência escolar para