Resenha de "O Povo Brasileiro
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
COLEGIADO DEPEDAGOGIA
1Verônica Pereira Gama
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 2006.
A obra escrita por Darcy Ribeiro, O povo brasileiro: a formação e sentido do Brasil, publicado em São Paulo, pela Companhia das Letras, possui 435 páginas e está estruturado em cinco capítulos. Esta obra é um tratado sociológico sobre a formação do povo brasileiro, do Brasil e suas contradições a partir da mistura das diversas matrizes genéticas, as quais se encontravam em seu território. Além disso, traça uma reflexão sobre as questões da formação da identidade cultural brasileira, seu processo de formação e o seu desenvolvimento.
Na introdução de O povo brasileiro, Ribeiro (2006), desconstrói a pseudointegração racial existente no Brasil. De acordo com ele, no Brasil, a unificação é resultado de um longo e violento processo de amalgamação política, onde houve demasiada supressão de identidade étnica, repressão e opressão de qualquer anseio separatista. Ainda na introdução, Darcy Ribeiro diz que por traz da aparente unidade cultural brasileira existe uma infinidade de antagonismos, desencadeado pela estratificação social, a qual distancia a camada privilegiada do grosso da população. Essas diferenças são mais graves, chegando a ser mais intransponíveis que as diferenças raciais. De acordo com Ribeiro (2006), o Brasil não é um país que tem muito a oferecer, no que diz respeito a oportunidades de mobilidade social, sendo praticamente inexistente.
No primeiro capítulo, Ribeiro (2006) realiza uma viagem panorâmica sobre o Novo Mundo, afirmando, categoricamente, que durante sua história, o Brasil teve apenas uma protagonista, o colonizador europeu. Para ele, esse colonizador, invasor, narra a história, levando em consideração apenas sua visão, destacando apenas os seus grandes feitos e façanhas, sem oferecer a oportunidade