fundamentos
De movimentação de cargas
De geração e transmissão de energia
De rotação
De circulação
De segurança e monitoramento de poço
De subsuperficie
2- As Torres são estruturas mais robustas, próprias para as sondas que operam no mar, onde as condições de operação são muito particulares. Já o Mastro é uma estrutura treliçada ou tubular, dividida em módulos para fins de transportes.
3- Os estaleiros servem para estocagem dos elementos tubulares, todos estocados ao lado de uma passarela que precisam ser içados para a sonda ou descarregados, facilitando o seu manuseio.
4- Os principais componentes são:
Tambor principal
Tambor secundário
Freios ( principal e auxiliar )
Caixa de marcha
Molinetes ou Cathead – chaves flutuante/Giratótio
Embreagens
Painel de controle
A chave Flutuante serve para apertar ou desapertar as conexões da coluna de perfuração ou revestimentos.
Já o Giratório permite o içamento de pequenas cargas quando nele for enrolada uma corda, chamada catline.
5- Suas semelhanças é que os dois possuem conjuntos de polias por onde passa o cabo de perfuração e suas finalidades são guiar esse cabo ate ele passar na ultima polia do bloco e descer para sua ancoragem. Ou Seja o bloco de coroamento e a Catarina trabalham em conjunto.
6- Gancho: É uma peça robusta munida de uma alça superior que se conecta a alça inferior da catarina e termina inferiormente em uma peça maciça em forma de gancho, munida de orelhas, nas quais se penduram os elos superiores dos braços do elevador, enquanto no gancho principal se suspende a cabeça de injeção.
Braços: Faz a ligação entre o elevador e o gancho através de dois braços alongados que trabalham nas alças do gancho e elevador.
Elevadores: é um dispositivo mecânico utilizado para movimentação dos tubos de perfuração , comandos e revestimento.
Cunha: Utilizadas em tubos de revestimento para evitar danos as luvas do revestimento. Utiliza-se também para o acunhamento temporário do