Sistema Eleitoral No Brasil
O voto eleitoral foi criado a cinco séculos passados, em (1532) ocorreu a primeira eleição no Brasil, na capital vila de São Vicente, as eleições no Brasil sempre tinham local e município, de acordo com a tradição da Ibérica.
Depois te ter conquistado a eleição para o país, foi designado cada cargo para as câmeras municipais, como os vereadores eleitos da câmera dos municípios, ate não ser mais precisa.
Acabando com os vereadores eleitos, a câmera dos municípios passou a usar funções como executivas e legislativas.
Em 1821, ocorreu a primeira eleição brasileira com modernidade e assim poderão eleger os representantes do Brasil para as cortes gerais.
A primeira Constituição brasileira, outorgada por dom Pedro 1º. Em 1824, definiu as primeiras normas de nosso sistema eleitoral. Ela criou a Assembleia Geral, o órgão máximo do Poder Legislativo, composto por duas casas: o Senado e a Câmara dos Deputados - a serem eleitos pelos súditos do Império. uma das características e que todos eram obrigados a votarem, porém só tinham capacidade eleitoral quem fosse homem com mais de 25 anos e tivessem uma renda anual determinada. Pessoa como mulheres, índios ou com a idade menor que a limitada, era excluída de uma vida politica nacional.
As votações no império inicialmente ocorriam em quatro graus: os cidadãos da província votavam em outros eleitores, os compromissários, que elegiam os eleitores de paróquia que, por sua vez, elegiam os eleitores de comarca, os quais, finalmente, elegiam os deputados. Quanto aos senadores, basicamente eram nomeados pelo imperador.
Ao passar de alguns tempos o sistema foi simplificado, para dois graus, com eleitores de paróquia e de província, até que em 1881, a Lei Saraiva introduziu o voto direto, mas ainda censitário. Desse modo, até o fim do Império, somente 1,5% da população brasileira tinha capacidade eleitoral.
A republica com muita dificuldade conseguiu mudar esse quadro.
Na primeira