Agreg Reciclado Revista Exacta
3966 palavras
16 páginas
ArtigosEstudo para o aproveitamento de resíduos pétreos de marmorarias, como agregados para concreto de cimento Portland
Fábio Conrado de Queiroz
Tecnólogo – FATEC;
Mestre em Habitação – IPT-USP;
Assistente de Pesquisa –IPT-USP.
São Paulo – SP [Brasil] fconrado@ipt.br Maria Heloisa Barros de Oliveira Frascá
Doutora em Ciências – Instituto de Geociências – USP;
Pesquisadora – IPT-USP.
São Paulo – SP [Brasil] mheloisa@ipt.br Neste artigo, apresenta-se um estudo para o aproveitamento de resíduos pétreos de marmorarias como agregado para concreto de cimento Portland. Inicialmente, os materiais foram selecionados e classificados pelo seu tipo litológico. Posteriormente, foram reagrupados para cominuição em um britador de mandíbulas, para obtenção dos agregados necessários. Foram feitos diversos ensaios para a caracterização tecnológica do material, visando avaliar o uso do material como agregado e direcionando a aplicação do produto gerado na elaboração de concreto de cimento Portland. Foram feitas algumas simulações de dosagens de concreto, com moldagens de corpos-de-prova, com variações na composição do agregado graúdo e miúdo, nas relações água/cimento e porcentagem de argamassa.
Posteriormente (após período de cura), os corpos-de-prova foram submetidos a ensaio de compressão uniaxial aos 7, 14 e 28 dias. Independente das características das simulações, os concretos produzidos apresentaram resistências semelhantes e em torno de 35 MPa, o que demonstra que o agregado gerado é apropriado para uso em concreto.
Palavras-chave: Agregado. Reciclagem. Resíduo pétreo.
Resíduo sólido.
Exacta, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 83-92, jan./jun. 2008.
83
1 Introdução
No tocante à reciclagem e usos de agregados, há pouca informação disponível, inversamente à
As atividades extrativas e industriais no setor de rochas ornamentais costumeiramente ge-
ampla gama de temas de pesquisa no assunto.
A
Associação
Brasileira
de
Normas
ram resíduos nos mais variados volumes, toxici-