FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
- Nome da empresa:
Faculdade de Tecnologia Senai Italo Bologna.
- Localização:
Rua armogaste nº 612, setor Centro Oeste.
- Histórico da Empresa:
Criado em 22 de janeiro de 1942, pelo decreto-lei 4.048 do presidente Getúlio Vargas, o SENAI surgiu para atender a uma necessidade: a formação de profissionais qualificados para a incipiente indústria de base. Já na ocasião, estava claro que sem educação profissional não haveria desenvolvimento industrial no País.
Nos anos 1960, o SENAI investiu em cursos de formação, intensificou o treinamento dentro das empresas e buscou parcerias com os Ministérios da Educação e do Trabalho, e com o Banco Nacional da Habitação. Na crise econômica da década de 80, o SENAI percebeu o substancial movimento de transformação econômica e decidiu investir em tecnologia e no desenvolvimento de seu corpo técnico.
Hoje, a média de 15 mil alunos dos primeiros anos transformou-se em cerca de 2,3 milhões de matrículas ano, totalizando aproximadamente 52,6 milhões de matrículas desde 1942 até 2010. As primeiras escolas deram origem a uma rede de 797 unidades operacionais em todo Brasil, entre fixas e móveis, nas quais são oferecidas mais de 2.900 cursos de formação profissional, além dos programas de qualificação e aperfeiçoamento realizados para atender necessidades específicas de empresas e pessoas. Em 2012, foram prestados 126.470 serviços técnicos e tecnológicos, como laboratoriais, assessorias, desenvolvimento e inovação e certificações de processos e produtos.
Na área internacional, o SENAI firmou 48 parcerias com 29 países; captou 10.804 horas de consultoria para o Sistema SENAI e promoveu a capacitação de 3.654 pessoas no Brasil por peritos internacionais. Além disso, ainda em 2012, implantou 4 Centros de Formação Profissional e está implementando 11 no exterior, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e desenvolve 29 projetos de cooperação técnica totalizando R$ 68,9 milhões.