agua
1. SOBRE A FENEARTE
As questões de gênero são estruturantes das relações sociais, constituindo-se, junto às discriminações de raça e etnia, em um dos vetores estruturantes da exclusão a que estão submetidas grande parte da população. Sua construção se dá nas bases das desigualdades, fato que coloca as mulheres numa condição de desvantagem e exclusão nos espaços sociais, indo desde o espaço privado até o ambiente de trabalho.
Com a missão de promover os direitos das mulheres e com base na política de promoção da igualdade entre homens e mulheres, a Secretaria da Mulher tem atuado estrategicamente, nas quatro regiões do estado com ações focadas em fortalecimento sóciopolítico, qualificação do produto e gestão. Esse trabalho que teve início em 2007, com vinte Secretarias/Coordenadorias Municipais de Políticas para as Mulheres, é hoje desenvolvido com 152 Organismos, inserindo as mulheres no mundo do trabalho e nas agendas das políticas públicas.
Compreendendo que é de fundamental importância a autonomia financeira no processo de empoderamento, a Secretaria da Mulher, através de sua Assessoria de Trabalho e Renda, tem apoiado as artesãs a comercializarem seus produtos na Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, desde 2007. Essa experiência tem beneficiado as artesãs, não apenas com a comercialização, mas, proporcionando também aprendizado e divulgação de seus trabalhos.
Neste sentido, estaremos apoiando, pelo oitavo ano, a participação de associações e/ou grupos de mulheres pernambucanas produtoras de artesanato, na XV edição da Fenearte a realizar-se no período de 02 a 12 de julho de 2014. A Fenearte é hoje considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Em 2013, atraiu um público de mais de 312 mil pessoas, ocupando uma área de 29.000 m², onde cerca de 05 mil artesãs (os) expuseram e