Drogas
O que são?
As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD.
Drogas mais conhecidas:
Maconha: Esta substância é extraída da planta cannabis sativa, os seus efeitos vão sendo observados por euforia excessiva, relaxamento, falta de percepção de tempo e espaço. Etc.
Ecstasy: Muito conhecida como a “droga do amor”, mas que não tem o efeito afrodisíaco que se apregoa. Além de ser estimulante, tem também efeito alucinógeno, o que é duplamente perigoso.
Cocaína: Extraída da folha de coca, planta encontrada na América do Sul, seu uso mais comum é cheirada ou injetada.
Heroína: É uma droga derivada da papoula, sintetizada a partir da morfina. A heroína atua sobre receptores cerebrais específicos, provocando um funcionamento mais brando do sistema nervoso e respiratório.
Tabaco: O tabaco contém uma droga viciante chamada nicotina. É por causa dela que muitos fumantes não conseguem parar de fumar, por mais que queiram.
Crack: É praticamente a cocaína, somente com roupagem diferente, deriva-se da própria pasta básica da cocaína. O nome lembra o som das pedras queimando, numa espécie de cachimbo que o usuário faz para consumi-las
O que leva as pessoas a usarem drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar